Era uma vez um mundo onde as marcas de moda tinham que ter os sites mais fantásticos possíveis. Uma profusão de animações em Flash fazia você esperar alguns minutos até tudo ser carregado e aí era só se divertir vendo as roupinhas. Uns dois ou três acessos a cada coleção e o cliente estava satisfeito. Até que alguém percebeu que essa espera cansa e que é muito mais vantajoso ter um site atrativo porém objetivo, que envolva o consumidor em comunicações diárias, entre novidades, lançamentos e noticias relevantes ao público-alvo da marca, que por sua vez, compartilha tudo nas redes sociais – do post com a imagem fofa ao vestido recém-comprado.

blog net 500x347 Conteúdo pra Vender

Aqui no Brasil o case de maior sucesso obviamente é o blog da Farm, que após lançar a tendência do site hiper animado também foi a primeira a investir no conteúdo altamente envolvente do Adoro Farm!, hoje o carro-chefe de comunicação da grife, com e-commerce integrado e um apoio extra das novas redes como o Instagram. São mais de 12 milhões de acessos mensais! E é impressionante conferir como praticamente todas as marcas femininas jovens se inspiraram nele pra fazer seus blogs!

blog uo 500x301 Conteúdo pra Vender

Lá fora também não faltam bons exemplos. Gosto especialmente do Inside Out da Topshop, do blog da Mulberry, do da Urban Outfitters, da Saks (que é pouco divulgado), e da revista eletrônica do Net-a-Porter. Todos trouxeram profissionais do meio editorial pra comandar o conteúdo sempre focando em reforçar a identidade da marca, o que nem sempre vejo acontecer por aqui, pois muita gente acha que é só replicar noticias e imagens sobre moda, beleza etc, sem pensar estrategicamente.

blog saks 500x307 Conteúdo pra Vender

A tendência é que este conteúdo especializado esteja cada vez mais atrelado aos sites e com o crescimento do e-commerce seja a principal ferramenta de vendas das empresas. É por isso que tem muito jornalista deixando as redações e passando pro outro lado “do balcão”. Os clientes e a caixa registradora agradecem!


 

1 Comment

 

  1. Pingback : Modalogia » conteúdo, branding, marketing digital » Lifestyle Mirror: Estilo pra Comprar

Leave a reply

Connect with:

 

Your email address will not be published.