Os personagens de contos de fada e a moda têm uma relação de longa data, afinal como bem lembra este artigo do Financial Times toda modelo é um pouco Cinderela quando se prepara pra entrar na passarela e a própria indústria age como a rainha da Branca de Neve, sempre em busca da “mais bela de todas”.

Só que recentemente os contos de fada viraram tendência forte, como já falei aqui. A filmagem de “Alice no País das Maravilhas despertou tanto interesse que a Disney está apostando alto na personificação das suas (e dos irmãos Grimm) princesas! Só a Branca de Neve está ganhando duas versões, uma com Lily Collins e Julia Roberts e outra com Kristen Stewart e Charlize Theron. Chapeuzinho Vermelho já teve seu momento com Amanda Seyfried. João e Maria, A Bela e a Fera e Bela Adormecida (com Angelina Jolie no papel de Malévola) estão em produção. E um dos seriados de maior sucesso da ABC americana, que estreia aqui no Brasil pela Sony na próxima semana, é “Once upon a Time”, que une todos os contos de fada em histórias interligadas.

Miu Miu – Primavera/Verão 2012…

E John Galliano – Outono/Inverno 2012-13: capas da Chapeuzinho Vermelho

Ou seja, tanta fantasia só pode ser traduzida pelos desejos escapistas do público, principalmente das mulheres. Tudo bem que as princesas não são mais aqueles seres frágeis e inocentes à espera do príncipe. Elas também se adaptaram aos novos tempos e a nossa representante de carne e osso, Kate Middleton, é o melhor exemplo.

Kate e um de seus looks “princesa da vida real”

Mesmo com as mudanças, a apelo continua e não é só o cinema que vem tirando proveito disso, basta conferir alguns looks recentes nas vitrines, passarelas e editoriais. A Farm lançou fantasias de carnaval inspiradas nas personagens da Disney e o canal de televendas HSN já anunciou uma coleção baseada nos figurinos de “Branca de Neve e o Caçador”.


Elie Saab e Valentino – Alta-Costura Primavera 2012: rendas e transparências dignas de contos de fadas

Veludos e jacquards são ótimas versões de mantos reais, capinhas e boleros funcionam tanto na vida real quanto para algumas heroínas e vestidos acinturados, bem anos 50, serão sempre sinônimos de glamour e feminilidade. E existe penteado mais de princesa do que uma trança? Com uma tiara então…

Backstage de Valentino – Outono/Inverno 2012-13: tranças e looks de princesa


Louis Vuitton – Primavera/Verão 2012… 

E o backstage Dolce & Gabbana – Outono/Inverno 2012-13: muitas tiaras!


 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.