chanel ad r10.3 500x325 A Essência da Chanel

Todo mundo que estuda um pouquinho de história da moda conhece a trajetória de Coco Chanel: a menina órfã de mãe, que foi abandonada pelo pai num convento queria ser cantora mas seus talentos como costureira acabaram abrindo as portas para ela mudar radicalmente de vida e transformar pra sempre o jeito das mulheres se vestirem.

 chanel ad s10.02 500x325 A Essência da Chanel

Livros e filmes sobre a estilista mais importante do século passado não faltam, assim como boatos e mistérios sobre sua vida particular, incluindo amantes milionários e aristocráticos, e até uma ligação com os nazistas. Porém, o que importa é que entre verdades e mentiras, Gabrielle Chanel construiu uma marca mítica em torno de si mesma, tão poderosa que produtos criados há décadas ainda continuam como objetos de desejo das mulheres do mundo inteiro. Quem não quer uma bolsa 2.55 ou um tailleur de tweed? E mesmo com inúmeros lançamentos, o Chanel No 5 permanece no top 10 da lista dos perfumes mais vendidos. Ok, Karl Lagerfeld merece muitos créditos pois nesses quase 30 anos à frente da grife lançou hit atrás de hit.  Porém se ele não tivesse compreendido esse super legado seria bem mais difícil, não?

 chanel ad s11 500x326 A Essência da Chanel

Mas  o que faz a Chanel ser tão fascinante? Como já falei aqui, ela é um exemplo de marca que soube criar um laço emocional com o cliente e que comunica perfeitamente sua essência. Resumindo, é uma marca arquetípica. A imagem da mulher Chanel é poderosa, segura, independente e bem-sucedida. Seu poder de sedução não está na obviedade mas sim no fato dela conseguir vencer num mundo masculino sem abrir mão de sua feminilidade.

 chanel madeimoselle ad s11 500x364 A Essência da Chanel

Todas as campanhas da grife reforçam esses valores, quer ver? Esses vídeos reúnem comerciais novos e antigos no Chanel No 5 e em todos há um clima de romance e conquista, claro, mas sempre colocando a mulher no comando. São elas quem dão as cartas e seduzem os homens, exatamente como Gabrielle fez!

Se estendermos a análise para as campanhas da moda, o padrão se repete, assim como na escolha das personalidades que representam linhas específicas de acessórios ou maquiagem (entre as embaixadoras recentes estão Alice Dellal, Linda Evangelista, Blake Lively, Claudia Schiffer e Vanessa Paradis).

 chanel boy ad 500x351 A Essência da Chanel

Toda a comunicação da Chanel reforça o arquétipo do Amante em seu desejo de seduzir, dar prazer e ser atraente. Só que muitas marcas de moda também fazem isso, né? A diferença aqui é adicionar a esses elementos a ousadia e o magnetismo de sua fundadora e manter-se fiel a esses valores. Com isso, a essência da grife permanece poderosa e inconfundível. Assim como o Chanel No 5!


 

4 Comments

 

  1. Pingback : Modalogia » conteúdo, branding, marketing digital » A Little Black Jacket da Chanel

  2. Pingback : Modalogia » conteúdo, branding, marketing digital » Ralph Lauren: a Marca da Realeza Americana

  3. Pingback : Modalogia » conteúdo, branding, marketing digital » A Arte de Alexander McQueen

  4. Pingback : Modalogia » branding, conteúdo, marketing digital » A Jornada da Louis Vuitton

Leave a reply

Connect with:

 

Your email address will not be published.